QUEM SOU

Sou Palhaço de profissão e filosofia de vida. Acredito que descobrir nosso estado de graça traz uma grande liberdade ante a nós mesmos. Por isso fico produzindo e criando oportunidades para que as pessoas se conheçam, aceitem sua vulnerabilidade e despertem sua criatividade por meio da liberdade do palhaço, seja nos espetáculos ou em cursos.

 

Rafael Petzet Barreiros (Palhaço Alípio) – artista, arte educador e empreendedor criativo. Pesquisa a linguagem do palhaço desde 2000 estudando com diversos mestres do Brasil e do Mundo, como Avner Eisenberg e Julie Goell (EUA), Gardi Hutter (Suiça), Leo Bassi (Espanha), Leris Colombaioni (Itália), Victor "Tomate" Ávalos e Chacovachi (Argentina), Marcio Libar, Marcio Ballas, Ésio Magalhães, Ricardo Puccetti (Brasil), entre outros. Idealizador da Cia dos Palhaços, onde trabalhou até 2014, trabalhou também com a Trupe da Saúde e hoje desenvolve uma série de projetos na carreira solo e em parcerias com diversos grupos como a Processo Multiartes, Malasartes Educação Sensível, Parabolé Educação e Cultura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palhaço Alípio
2000 - ad eternum
Alípio é minha melhor criação, está em constante mudança e aprendizado porque eu estou, mais do que um personagem é uma persona, um "eu" mais espontâneo, sincero, vulnerável, criança... livre para SER quem sou.
Eu o (Re)descobri em 2000 e quando participava do TECEFET (Grupo de Teatro do CEFET, onde cursava o Ensino Médio), desde então, fiz desde apresentação em festa infantil ou visitas em hospital para 1 pessoa no quarto como apresentações para 2500 pessoas em teatros como o Guaíra ou Positivo. Fui a lugares os mais diversos para os publicos das mais variadas classes sociais, raças, credos e país natal.
Com ele quero viajar o mundo criando conexões e brincar com o maior número de pessoas tentando extrair o melhor delas e de mim mesmo. 
 
 
Cia dos Palhaços 

​2004 - 2014

 
A ideia de um grupo que se dedicaria a pesquisa e difusão da Arte do Palhaço em Curitiba surgiu em minha cabeça em 2002 e foram dois anos planejando, criando logo, fazendo cursos e muito network com possíveis parceiros de teatro, circo e interessados em geral. Neste meio tempo entrei no Curso de Pedagogia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) visando pesquisar a fundo o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de aplicar, transmitindo tudo aquilo que vinha experimentando e aprendendo sobre essa "Nobre Arte".
 
Finalmente em 2004 dei início a um grupo de estudos uma vez por semana no salão de festas de onde morava com aproximadamente 20 pessoas onde aplicaria os exercícios para eu aprender a ensinar.
Foram meses de muito "hardwork" onde pesquisávamos a parte artística mas falavamos muito de produção também, afinal queríamos viver de nossa arte.
No final deste ano de 2004 organizamos e apresentamos dois eventos: a matinê "Alípio e Sombrinha & Convidados Especiais" e o "Sarau EnKompanhia dos Palhaços". Tivemos muitos parceiros e assinamos como CIA DOS PALHAÇOS... Nascia assim o grupo compoto na época por mim, Milene Dias (Palhaça Sombrinha), Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo) e Eliezer Vander Brook (Palhaço Wilson).
Após um ano seperados (2007) focando mais nas pesquisas individuais e de duplas, voltamos em 2008 não só com dois integrantes a mais: Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca) e Silvestre Neto (Palhaço Macaxeira), mas também passamos a administrar o ESPAÇO CULTURAL CIA DOS PALHAÇOS.
Com a Cia dos Palhaços atuei ou produzi (ou os dois!) em mais de uma dezena de espetáculos, eventos criativos, temporadas diversas nossas ou de parceiros, viagens para festivais. Eu era responsável pela área educacional ministrando cursos para diversas turmas e produzindo os cursos de diversos mestres da palhaçaria do mundo todo. Viramos referência em Curitiba e chegamos a ganhar um "Troféu Especial Gralha Azul" (uma espécie de Oscar do Teatro Paranaense) pelo conjunto da obra e importância para o Teatro Paranaense.
No último espetáculo que produzi com o grupo, uma projetoformado por profissionais de 3 países: Brasil, Itália e Argentina, fomos agraciados com três "Troféus Gralha Azul".
 
É claro que com toda a intensidade de um grupo como esse tivemos muitos desafios e atritos e eu estava passando muito tempo "administrador" e afetando o "palhaço", então, em 2014 decido fechar esse fabuloso ciclo e me desligo do grupo partindo para novos desafios.

 

 

Mostra Seu Nariz

​2010 - 2014

Todos os mestres por quem passei e todos os palhaços e palhaças que assisto pelo mundo e gosto, sempre tenho vontade que todos possam assistir, por isso um dos projetos que mais me orgulho em minha carreira como palhaço e produtor é a Mostra Seu Nariz, Festival de Palhaços que encabecei, junto com a Cia dos Palhaços, durante 4 edições no período do Festival de Teatro de Curitiba. Foram dezenas de espetáculos de rua e de palco, diversos cursos de mestres nacionais e internacionais. Milhares de pessoas que moram em Curitiba ou que por aqui passaram puderam rir e se emocionar com espetáculos das mais diversas linguagens do "Universo da Palhaçaria". A vontade sempre foi tão grande que a primeira edição fizemos sem patrocínio... "NA RAÇA"!

 

 

MishMash

​2015 - 2017...

Lembra que ao me desligar da Cia dos Palhaços fui atrás de novos desafios? Pois então, juntando minha prática artística e minha experiencia de produção fui convidado a assumir a CURADORIA e DIREÇÃO do projeto MISHMASH, espetáculo de variedades do Festival de Curitiba. Não satisfeito ainda sugeri de eu assumir como MESTRE DE CERIMÔNIAS do espetáculo. Meu desafio tinha duas grandes metas: apesar de ser uma peça de multi-linguagem chamando grandes artistas do Brasil e do Mundo, tem que ter uma "coerência", uma unidade, e tudo isso com alguns dias juntos, realmente um espetáculo único que nunca existiu e nunca mais existirá. O outro desafio é o tamanho: é apresentado para mais de mil pessoas por noite com dois telões e projeção simultânea. 2016 foi um sucesso. 2017 nos superamos. Que venham 2018, 2019, 2020...!
Informação
Profissional
Pricipais
Projetos
Educação
Desenho Industrial - CEFET

​1997 - 2002

 

Pedagogia - UFPR

​2003 - 2007

 

CURSOS DE PALHAÇO DIVERSOS:

  • Marcio Libar (Rio de Janeiro)

  • Marcio Ballas (São Paulo)

  • Alessandro Azavedo (São Paulo)

  • Ricardo Pucceti (Campinas)

  • Ésio Magalhães (Campinas)

  • João Carlos Artigos (Rio de Janeiro)

  • Pepe Nuñes (Espanha)

  • Ricardo Behrens (Argentina)

  • Leo Bassi (Espanha/Itália)

  • Avner Einsemberg & Julie Goell (EUA)

  • Gardi Hutter (Suiça)

  • Leris Colombaioni (Itália)

  • Victor Ávalos (Argentina)

  • Chacovachi (Argentina)

Follow me

© 2015 by Rafael Alípio
 

Telefones:

(41)3285-8913
(41)9225-1982

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon